CASUALIDADE

Matéria da Vista 072  | texto/fotos: André Viana

Mais uma produção de skatistas de fora das grandes cidades, mostrando o skate além do que costumamos ver, uma outra visão. Nosso compadre André Viana, de Juiz de Fora, tocou um projeto autoral e independente chamado “Casual”. A idéia de fazer um vídeo que ele pudesse encontrar as pessoas fisicamente e entregar o dvd com fanzine no encarte, vai contra a facilidade do mundo digital atual e por isso nos interessamos. Mas para quem não tiver a sorte de cruzar com ele por aí, tem a matéria na Vista 072 e o vídeo completo aqui pra você assistir.

Abaixo alguns trechos do texto sobre “Casual”, do André Viana:

“Esse projeto sintetiza minhas ideias a respeito da produção de vídeos de skate nos últimos anos. Não há uma narrativa ou tema específico, pois na verdade eu gostaria que a forma fosse apreendida pelo público, sem muitas distrações. A forma como o vídeo foi gravado e editado, através da espontaneidade das sessões e mesmo o fato de ter reunido e misturando todos os skatistas, prezando sempre por agrupar ocasiões e lugares.

Em meio a rua, todos somos estranhos e estamos sempre desconfiados em relação às abordagens. Quando se pode quebrar esse “gelo”, acho que estamos levando abaixo essa paranoia urbana. Afinal, não estamos na rua para nos exibir ou simplesmente nutrir nossos egos de estreteiros (hahaha). A interação com o meio é inerente a prática do skate, na minha opinião.

A trilha sonora é original e foi produzida pelo meu paciente amigo, André Medeiros. Com ajuda de outro amigo, João Pedro Castanheira, que se dispôs a tocar algumas notas no piano e no sintetizador.

Sobre a produção do dvd com encarte/zine: eu possuía fotos analógicas feitas nas sessões e gostaria de reuní-las em algum suporte. Meu amigo Eduardo Bento me ajudou na montagem do zine e confecção da capa, com o know how de seu projeto Papelote Press. Também meu amigo João Vítor Galvão, o cara que mais apareceu andando no vídeo e que silkou os dvds e capas. Graças a eles o encarte está tão bonito! Fiz questão de produzi-lo em mídia física, pois eu gostaria de entregar meu vídeo nas mãos das pessoas e conversar a respeito. É uma forma de romper com o sistema atual, em que mais e mais vídeos são produzidos e descartados antes mesmo de serem digeridos. Não espero que meu vídeo atinja números, mas espero que as pessoas que entrem em contato com ele realmente assistam e vejam o que estou propondo.”

 

CASUAL

Direção e Edição – André Viana
Trilha Original – André Medeiros
Piano e Sintetizador – João Pedro Castanheira
Super8 – André Viana

Imagens Adicionais
Ian Dias / Renato Riguetti / Eduardo Rezende / Mateus Amaral
Marcelo Garcia / Josimar Freire / João Vítor Galvão

Skatistas
João Vítor Galvão / Rodrigo Nascimento / Josimar Freire
Heitor Gomes / Eduardo Rezende / João Vítor Fouraux
Thiago Bartels / Ian Dias / Renato Miller / Renato Riguetti
Pedro Friedhein / Vítor Leal / Nicholas Dias / Diogo Andrade
Célio Kodai / Thalysson Weba / Daniel Marques / Marcelo Garcia
Alexandre Cotinz / Felipe Oliveira / Luis Moschioni
Raphael Gibson / Carlos Daniel / Thiago Gorgon / Edson Claro
André Viana / Hichan Baker / Alexis Dawson / Murilo Romão
João Pedro Castanheira / André Lisboa / Angelo Ribeiro
Pablo Pessanha / Eduardo Bairrinhos / Mateus Amaral
Vítor Pinella / Filipe Furtado / Jhoni Araújo
Rodrigo dos Santos / Jan Yuri / Geoffrey Browne