Feira Plana 2018 – de volta ao vício

Que todo ano tem Feira Plana em São Paulo tá todo mundo sabendo. E que a cada ano uma novidade vem no bololo do evento, também. Desde a primeira edição, que fui como visitante, dava pra perceber que a história ia longe. No ano seguinte já fui participar como expositor e levei umas fotos, prints e foi uma das experiências mais legais que já pude viver no assunto revistas, fanzines e afins.

 

Feira Plana 2018 – de volta ao vício
Feira Plana 2018 – de volta ao vício
Feira Plana 2018 – de volta ao vício
Feira Plana 2018 – de volta ao vício
Feira Plana 2018 – de volta ao vício

Mesmo depois de ter participado de várias edições da feira, ainda me surpreendo com tanta gente que, assim como eu, tem esse amor, essa vontade estúpida de ter revistas, livros, e posters espalhados pela casa, dentro das gavetas e pastas. Na verdade é um vício, deve ter algum tipo de pó mágico nos papéis que essas pessoas manipulam. Algumas pessoas mais místicas vão dizer que é a energia e empolgação dessas pessoas loucas pelos impressos, que em cada um de suas obras consegue carregar um pouquinho desse amor todo pelo processo, pela missão toda de pensar, criar, imprimir, encadernar e vender uma coisa chamada – impresso.

Aqui na VISTA ficamos por 14 anos executando essa oferenda aos Deuses Gráficos bimestralmente e gratuitamente, o que aos olhos dos ets do planeta Normal, era uma insanidade.

Mas o vício nessa possível droga é difícil de ser detectado/eliminado e só conseguimos um rehab em dezembro de 2017.

Mas sabe como é, dá-se um jeito em tudo nessa vida e pelo que estou sentindo, teremos novidades. E a Feira Plana só nos fez, mais ainda, saber que existe sim uma ressurreição à vista, uma salvação. A independência deve sempre continuar e todas essas editoras, artistas, fotógrafos, ilustradores, etc e etc que compartilharam seus trabalhos e experiências em mais um ano de Feira Plana, nos fazem acreditar mais e mais que existe sim vida eterna aos impressos e seus viciados.

Texto e foto por Flavio Samelo