ILOVEXV2017

 

Matéria por. Fernando Menezes Jr

Dia 30 de julho foi um dia de celebração no skate carioca. Foi dia de ILOVEXV 2017.

Como tem sido tradição no evento, uma figura local é escolhida para ilustrar o cartaz oficial do evento. Neste ano, o homenageado foi o skatista profissional Marcelo Marbal Herdade. Ele é um exemplo de resistência e persistência. Membro da família MHS, responsável pelas pistas itinerantes que possibilitaram gerações e gerações. Um dos caras que mais inspiram as novas gerações, e que, não mede esforços para construir e reformar os obstáculos que na Praça XV existem. Este ano construiu um caninho personalizado com a sigla “I<3XV”. O cartaz teve ilustração de Rafa Mattos e design de Paulo Aguiar e Wilson Domingues.

 

 

A concentração para a skateata ocorreu no AquaRIO, novo aquário do Rio de Janeiro, situado na Orla Conde. Área também conhecida pelos skatistas como MAUCBA. Quem puxou o bonde da skateata, foi a galera do “Pedal Sonoro”, com suas bikes equipadas com alto falantes, fazendo a trilha sonora. Durante a skateata, houve uma parada no “bolo”, monumento à Visconde de Mauá situado no centro da Praça, para a realização de um fast trick em seus “big Three” valendo grana. Destaques para Vitor Galvão com um nollie hellflip, e Pedro Macedo com um flip indy grab. A skateata percorreu algumas ruas do centro do Rio até a double set, da Praça Marechal Âncora, onde foi realizado um best trick. Double Set giga que recebeu marretas pesadas de: Lucas Diniz, com um shoveit tail grab; Pedro Duarte, com um ollie one foot; e Marllon Caldas, com um benihana.

 

 

Na chegada a Praça XV, toda a estrutura já estava montada aguardando pela galera com os DJs Ogiva, Senna, Machintal, Priscila Dau e Gramboy, palco com as bandas 3Preto, Acid Drop, Irak, Canela Seca, Cabeça. Barracas que iam desde comidas veganas até venda roupas e peças de skate, escolinha de skate com Onka Ruedas, oficina de artes para crianças com Krystal Freitas e Lila Abreu e Flash Tatoo com Alex Mothé e Jeff Debs.

Na sequência foi hora do Ollie em distância, onde ficaram empatados Miguel Felipe e Pedro Nem, assim dividindo o prêmio. Depois rolou o Ollie em Altura, e nessa o Miguel Felipe levou a premiação sozinho. No best trick feminino, promovido pela Britney’s Crew e Vaka Skateboards, quem se deu bem foi a Jéssica Mozart. No Best trick Bordas de Valores, quem levou o primeiro lugar foi João Vitor Galvão com um Bs Tailslide saindo de flip.

Para fechar com chave de ouro, rolou a première dos vídeos SoulSkatista 2, do Pedro Friedheim, e o Bichos e Animais, da Crows Night Skateboard, idealizado pelo Baba de Lex.

O evento contou também com o apoio dos profissionais de fisioterapia Renata Christina, Luiz Stampa e Fábio Lango.

E já estamos ansiosos para o próximo ano! 
“Se a Praça é do Povo, a XV é do Skate!”