Juntando Peças – Teaser

Mural dos artistas Criola e Sliks ocupa aplicativo de realidade aumentada para Ação Social inédita.

Com curadoria do Instagrafite, nós transformamos a  arte virtual em obra real para auxiliar ONGs que tanto precisam.

 

 

Com curadoria do Instagrafite, nós transformamos a  arte virtual em obra real para auxiliar ONGs que tanto precisam.

Quando o mundo lá fora muda, o processo imaginativo e inovador interno começa. Com esse input, nós da Vista lançamos um formato inédito no mundo para contextualizar a arte urbana vinculada a uma ação social. “Neste momento em que todo mundo está pensando em como ajudar ao outro, realizamos uma profunda reflexão com toda nossa equipe e foi daí que surgiu o “Juntando Peças”, que traduz muito bem o espírito que sempre levamos para nossos projetos, focados na criatividade e na inovação além de trazer pessoas e marcas para agregarem no objetivo de entregar algo especial para a sociedade” diz Tobias Sklar, nosso diretor de criação.
Como um laboratório criativo que tem o lifestyle mergulhado nas culturas presentes de rua – arte, música e esporte -, Nós lançamos o desafio para o Instagrafite, que tem a habilidade no crossover entre arte e mídia, real e virtual, como um hub de arte de atuação mundial. A dupla Marcelo Pimentel e Marina Bortoluzzi teve a sacada de contextualizar a ação social para o meio digital através do aplicativo Kingspray Graffiti Simulator VR, um simulador de grafite para realidade virtual que acontece com o HTC Vive (SteamVR). Também  foram os responsáveis pela curadoria e produção de 2 artistas de rua brasileiros que topassem essa extraordinária jornada virtual.
A artista mineira Tainá Lima, conhecida como Criola, manifesta a resistência da ancestralidade afro-brasileira contra o preconceito através da arte e forma a dupla com o artista Rafael Sliks, que evoluiu aos ensaios abstratos e hoje marcam suas habilidades (que brincou com “skills” e inverteu as letras em sua assinatura). Ambos foram convidados pelo Instagrafite para a criação de uma obra a ser concebida através do jogo, ideal para ser usado com óculos de realidade virtual para aproveitar a liberdade da tecnologia 360°, um paraíso para os amantes da arte urbana.

A convite de Instagrafite, artistas Criola e Rafael Sliks embarcam na experiência artística virtual para a nossa plataforma.

Desenvolvido para ser usado com os controles de realidade virtual do Vive, o aplicativo australiano torna possível o desenho de forma bem natural. É uma experiência VR incomum dos shooters baseados em ondas usuais. Dentro do jogo, também é possível interagir com um Etch-a-Sketch, objetos móveis para ficar em pé para alcançar pontos altos da pintura, gira-discos que você pode arranhar e com um smartphone virtual, captar imagens 360 e fazer selfies. Ambientes ultra detalhados que incluem um telhado da cidade, uma estação de metrô abandonada, um pátio de trem mal iluminado, além de uma variedade de superfícies, simulando tijolos, vidro e metal, permite níveis mais realistas. O brilho da tinta e sua aderência às superfícies virtuais, o projetor “stencil” tem variedade extensa de cores e pressão. A pulverização multiplayer permite que a colaboração aconteça com até quatro jogadores ao mesmo tempo em qualquer lugar do mundo. Neste caso, a obra virtual resultante dos artistas Criola e Sliks vai ganhar formato físico através de uma Fine Art dividida em 2 mil peças.
Em fase de produção dos artistas com o app, a arte final será revelada em uma segunda fase, sincronizada à estreia da obra na plataforma da campanha social “Juntando Peças” prevista para fim de junho. A ação solidária visa auxiliar a população que está sofrendo com a COVID-19, revertendo 50% das vendas destinadas das peças da obra a ONGs, a serem reveladas junto ao resultado artístico.

Diante do impacto causado pela atual pandemia, a VISTA enxergou ainda mais claramente o quão transformador é ajudar ao próximo. Momentos como este, nos tiram da zona de conforto, gerando motivação e aproximando nossos caminhos a movimentos sociais que fazem a diferença. Aguarde o lançamento da plataforma na semana que vem e colabore. Você é a peça mais importante dessa ação.

 

Parceiros:

 

Instagrafite é uma empresa independente e global, focada em projetos disruptivos de arte urbana e arte contemporânea. Considerado como um dos maiores hubs de mídia de arte pública do mundo.

 

Volunteer Vacation é a primeira plataforma brasileira que conecta experiência de campo com educação em ajuda humanitária e voluntariado.