Priscila Barbosa

Priscila Barbosa – Artista Visual, Ilustradora e Muralista – São Paulo SP – no 358 desde 2019 – Sala 25

Priscila Barbosa, 30, é artista visual, muralista e ilustradora paulistana. É graduada em Artes Visuais pela Belas Artes e possui extensões em Masculinidades contemporâneas, Feminismo Pós-colonial na América Latina e O Estado e o Corpo, todos pela PUC-SP. Desenvolve um trabalho que investiga diferentes corpos de mulheres, propondo percepções críticas sobre padrões estéticos e comportamentais vigentes como estratégia de enfrentamento e questionamento das relações de poder.

Através da reflexão sobre si mesma e sobre as relações com outras mulheres, sua pesquisa tem como foco as vivências de lutas latino americanas. Utiliza referências de poses e cenas da arte clássica européia como ponto de questionamento dos papéis impostos para as mulheres ao longo da história da arte. Reivindica, então, o reconhecimento das mulheres como seres intelectuais, autoras, artistas e, consequentemente, agentes diretas de mudanças culturais, sociais e políticas.

Reconhecimento que passa também pela valorização de tradições ancestrais, representadas pelos elementos botânicos e anatômicos em registros sensíveis de corpos com potencial poético, afetivo e revolucionário.