Skate Filmes Brasil

 

Ontem a gente lançou uma matéria falando do Imaterial, documentário brasileiro que fala do pensamento e do trabalho de vários artistas brasileiros que vieram do skate e expandiram para além de manobras e afins, se você não viu, veja!. Hoje vamos deixar mais duas dicas aqui.

 

Meu Nome é Bagdá

 

O maravilhoso “Meu Nome é Bagdá”, de Caru Alves de Souza e fotografia de Camila Cornelsen, grande vencedor da prestigiosa mostra Generation 14plus do Festival de Berlim, será exibido pela primeira vez no Brasil! A sessão especial acontece no dia 01/08, sábado, às 20h, na inauguração do Cine Drive in Paradiso, no estacionamento da ALESP, com entrada gratuita. Os ingressos gratuitos podem ser acessados via a plataforma Sympla.

 

 

O filme gira em torno de uma skatista de 17 anos chamada Bagdá, interpretada por Grace Orsato, que faz sua estreia como atriz e que é skatista na vida real.  A cantora Karina Buhr, que também faz sua estreia como atriz no cinema, está no elenco e interpreta Micheline, mãe de Bagdá. Em seu cotidiano Bagdá encontra apoio familiar e empoderamento feminino, mas também assédio sexual, preconceito a seus amigos homossexuais e machismo.

 

 

Forma Induzida

 

E pra ter aquela opção no youtube também, tem lançamento virtual de um filme experimental dos bons, o “Forma Induzida” de Luca Narracci e Ricardo Kalil. O filme-ensaio é resultado de muita preparação, pretensão, reflexão e da teimosia de skatista por essência. Foi gravado no edifício da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, em apenas uma tarde, em outubro de 2019.

 

 

A trilha-sonora tem bastante importância no vídeo, tanto pelas sonoridades quanto pelos conteúdos. São todos da cena independente nacional. A intenção do vídeo é questionar os limites, as determinações e os modos de ocupação propostos pelo edifício, que é referência no debate arquitetônico de uma linha democrática e progressista da arquitetura e do urbanismo.

 

 

O filme ainda expande esse debate para a cidade e para o universo do skate, a ideia era criar um vídeo de modo ensaístico, experimentando diferentes gêneros e linguagens narrativas e de edição, e deu certo.

Aqui deixamos o link do filme-ensaio onde vai rolar a premiere online no dia 02/08/20, domingo às 20h!