Vista 071 – Matéria de capa

Assemblagens do que já foi, e permanece.

Autor da capa e da matéria que abre a Vista 071, Jerri Rossato Lima é uma pessoa impressionante. Sua trajetória de vida se confunde com a do skate, música e arte desde os anos 90 pra cá. Fotografando todas essas cenas, Jerri construiu um arquivo onde podemos nos deliciar lembrando de momentos que antes só estavam na memória. Abaixo uma pequena lista de legendas das fotos presentes na revista, para que todo mundo possa curtir ainda mais essas histórias. Ele ainda nos brindou com o livro “Skatistas”, onde ele sintetiza ainda melhor tudo isso.

Você pode baixar o livro gratuitamente aqui >> http://bit.ly/2s7EOf6

Capa

No meio da década de 1990 eu trabalhava com fotojornalismo na região conhecida como Vale do Paranhana, no Rio Grande do Sul. Cada dia era um assunto diferente para fazer reportagem, às vezes até três pautas no mesmo dia. Foi numa destas andanças, provavelmente no interior da cidade de Taquara, que encontrei este cidadão caminhando pela estrada de chão, com este “veículo” na cabeça. Uma caixa de madeira com eixo e rodas de skate.

>>>

Pags – 2 e 3

Paulo Bassi e Thomas Tomate são os skatistas andando nestes tubos encontrados na região do ABC paulista. Foi na minha primeira viagem do Rio Grande do Sul até São Paulo. Tinha 18 ou 19 anos. Viajei de ônibus com o Tomate e fomos recebidos pelo Paulo, que nos levou para vários picos.

O skatista passando este jump de indy air é o Gerson, de Esteio. A foto foi feita em Sapucaia do Sul, cidade vizinha a Esteio, numa área asfaltada, junto a um half pipe de madeira que havia sido construído, com um lado mais alto do que o outro.

Este stale fish com estilo é do Anjinho, skatista de São Paulo que participou do Circuito Open de Skate, um campeonato de vertical com etapas disputadas em um half pipe montado e desmontado em várias cidades do Rio Grande do Sul. Final dos 80’s ou início dos 90’s.

O invert é do Jajá (Carlos Aldrino) , no cabuloso half pipe de concreto da Praça Coração de Maria, em Esteio.

>>>

Pags – 4 e 5

Gui Zolin é o skatista das fotos à direita e à esquerda. No centro (talvez um indy grab nose bone?) está o também esteiense Rodrigo Kbça.

Abaixo à esquerda está o Duka, num campeonato que acho que ele ganhou em Esteio. O que eu lembro deste campeonato é que o Biano Bianchin correu, muito pequeno, com uma música do Raul Seixas na sua volta.

No centro, Alexandre Ribeiro, o de Esteio, fs flip.

À esquerda, Marcos Antônio num campeonato que talvez seja em Novo Hamburgo.

>>>

Pags – 6 e 7

Luciano Zanette, skatista de Esteio, foi me visitar em Taquara logo que mudei para lá. Aproveitou pra conhecer a lendária pista do clube GEU.

No centro, o Zé (Alexandre) fs air numa mini rampa de madeira do Rock Roller Bar, em Esteio. Talvez seja a inauguração do local, com shows de bandas formadas por skatistas, por volta de 1993.

Abaixo: Meu primeiro skate. Feito todo de madeira, inclusive as rodas. Fiz a foto em cima de uma micro ramp que construí, vários anos depois deste “skate”, com 3 chapas de compensado em Parobé.

Bob Burnquist. Na foto em cima à direita, foi quando o conheci, na antiga Ultra, do Cristiano Mateus, em São Paulo.

Nas outras fotos da páginas o Bob aparece andando na mini ramp que ajudei o Cristiano a construir ao lado da casa dele, usando os restos de material, depois que desmontaram a Ultra. Murilo Beiruth e Marco Cruz trabalham muito pra montar esta rampa.

>>>

Pags – 8 e 9

Murilo Beiruth, Bob Burnquist, Cristiano Mateus e Tiozinho Japonês no metrô de São Paulo. Início da década de 1990, talvez.

Abaixo: Biano Bianchin sentado na cama do seu quarto, em São Leopoldo. Acho que fizemos esta foto pouco antes de viajar para algum campeonato.

À direita: Jaques e Tales fazendo um corte de cabelo personalizado, durante as habituais reuniões que rolavam nas casas dos skatistas de Esteio.

Sarney finalmente encontrou o seu lugar.

Marcos Antônio, sem skate, mas com uma prancha, provavelmente num campeonato que aconteceu no litoral, na cidade de Torres, onde mais de 20 skatistas ficaram numa casa alugada.

>>>

Pags – 10 e 11

Viagens de ônibus para campeonatos no Rio Grande do Sul, reunindo skatistas de Esteio e de outras cidades do Vale dos Sinos.

Biano, Bozo, Marcos, Fafa, Gerson, Pinto, Alemão, Neco, Cristiano, Fabio, Moca, Chico e muitos mais…

+++

Saiba mais na Vista 071

Fotos e texto por Jerri Rossato