CONVERSAS CRETINAS #06 – Ivan Shupikov e Alê Urch

Publicado em 26/10/2021

Papo com cheiro de naftalina, com três pessoas que fizeram muito na fotografia urbana do Brasil e hoje sentam para conversar e contar muita história legal. Alê Urch e Ivan Shupikov são fotógrafos incríveis que tem muita bagagem em várias áreas, desde publicidade a skate (achou que não teria skate?). Com o Samelo, são três gerações de fotografia!

O Ivan é old school (no ótimo sentido) e começou fotografando skate no fim dos anos 80. Um dos primeiros caras que ele fotografou, em Mato Grosso diga-se de passagem, foi o Rui Moleque, para a extinta Skate News. Detalhe que as fotos nunca saíram, mas a carreira do Ivan começou ali.

Os caras também falaram do Flávio Ascani, do Lecuk Ishida, Maurício Nahas, do Shin Shikuma, da revista Overall e do Bolota e do Gyrão da Tribo, que foi o primeiro lugar que o Samelo trabalhou no skate. 

Ah, o Alê Urch é o mago das câmeras, todas que você precisar ele tem duas e se não tem, sabe onde tem. Ele tem até uma câmera analógica com o formato de Coca-Cola, ou seja, o cara é um puta nerd de máquina. Ele trampou na Instancolor, com o Jonas Chun, e pra quem é fotógrafo véio de guerra de São Paulo, muito provavelmente imprimiu foto com eles! 

Aliás, o Alê é tão doido pelas máquinas, que tem até uma autografada pelo Tony Hawk.

“Todo mundo dando shape e camiseta pra ele autografar, eu lancei da Mavica!”

O Ivan fez o Foto Cine Clube Bandeirantes, ou seja, além de ser cabreiro por natureza, tem base para tudo o que fez. Ele até conheceu o Eduardo Salvatore, um fotógrafo brasileiro dos anos 50 e 60 que é um dos pilares da fotografia brasileira moderna.

O papo também foi para o #ProjetoLáEmCasa, do Ivan que, segundo ele “é uma coisa para conhecer pessoas”. Há 12 anos, são mais de 2 mil pessoas na casa dele sendo fotografadas em preto e branco! 

A conversa foi para vários lugares da fotografia, dos zines aos celulares, do que era difícil para o que virou fácil e acessível, de foto em cromo e NFT, da tecnologia e não-tecnologia. E por falar em ser fotógrafo, também falamos do Moment Game, o jogo aqui da VISTA que te traz a experiência de ser fotógrafo de skate! Já jogou? Não? Então clica aqui e joga agora. 

Assista ao Conversas Cretinas aqui:

 

Ouça aqui: