HAROSHI na Vista 031

Publicado em 14/07/2021

HAROSHI é hoje um artista presente em muitos lugares dentro e fora do skate mundial. De troféus do Berrics a dedos do meio gigantes para Keith Hufnagel, o artista japonês hoje é muito maior do que quando foi entrevistado pela gente em 2010 na edição 031 da VISTA. 

 

A gente quis saber de um Haroshi menos artista e mais skatista. Afinal, se as obras foram feitas de shape, quem que manobrou tudo isso? 

 

Talvez ele nem tinha ideia que chegaria onde chegou, como você pode ler na entrevista a seguir. Mas para lembrar que a gente também fez parte dessa trajetória do Haroshi, releia e veja as fotos da matéria que publicamos: 

A PEÇA QUE MAIS REPRESENTA O SKATE É O SHAPE. QUANDO COMPRAMOS UM EXISTEM MUITOS FATORES QUE INFLUENCIAM ESSA COMPRA COMO O DESENHO, O TAMANHO, A MARCA, O TIPO DA MADEIRA E ETC. MAS, DEPOIS DE USADO ATÉ O MÁXIMO, OS SHAPES VIRAM LIXO. E UM LIXO DIFÍCIL DE RECICLAR. 

 

PORÉM O SKATISTA JAPONÊS HAROSHI TEVE UMA IDÉIA: FAZER ESCULTURAS COM ESSES RESTOS DE SHAPES. MAS NÃO SIMPLES ESCULTURAS, E SIM, OBRAS QUE REMETESSEM À SUA CULTURA. O RESULTADO É INCRIVELMENTE BEM ACABADO, E PARA NÓS SKATISTAS, UMA NOVA MANEIRA DE OLHAR OS NOSSOS SHAPES DEPOIS DE TANTO ESFOLÁ-LOS. 

 

A ARTE DE HAROSHI É MUDIALMENTE FAMOSA E VÁRIAS ENTREVISTAS JÁ FORAM PUBLICADAS FALANDO OBVIAMENTE DE SUA ARTE, A VISTA QUIS SABER DE SKATE. COM VOCÊS HAROSHI E O PROJETO HARVEST. 

 

Texto por Flávio Samelo:

 

Como, onde e quando você começou a andar de skate? 

Eu comecei a andar de skate quando eu ainda estava na escola no Japão, uns amigos meus tinham seus skates e eu achei aquilo muito legal. 

 

Que tipo de skate você prefere? 

Eu curto um estilo mais agressivo de skate, mesmo se o skatista não tiver a manhã de andar de skate. 

 

Você trabalha com o mercado de skate? 

Eu adoraria trabalhar para o mercado de skate, se eles me convidassem, é claro. Mas eu faria até começar a dar problema, então pararia. 

 

Quem são seus skatistas favoritos? Você conhece algum skatista brasileiro? 

Eu gosto dos que tem uma boa performance no vertical, eles são legais demais. Claro que conheço os brasileiros, como o Bob e o Ueda, elas são muito conhecidos aqui no Japão. 

 

Qual vídeo de skate te inspira a andar de skate? 

O Animal Chin é o que mais me deixa com vontade de andar. Eu assisto e quero pegar meu skate e ir dar uma volta, fazer alguma coisa. 

 

O skate é uma arte pra você? 

Não acho que seja arte, muito menos um esporte, skate é skate. Mas em alguns aspectos são similares sim, porque você pode fazer o que você quiser fazer. 

 

Como você pensou em usar os shapes usados pra fazer algo? 

Eu não tinha dinheiro pra comprar material para fazer arte, mas eu tinha pilhas de shapes usados, então eu decidi fazer algo novo com eles