Uma história sobre mulheres, contada por mulheres, para mulheres. Esse é tom do vídeo assinado pela Vans e lançado no Brasil semana passada, no primeiro Girls Skate Night, em São Paulo. Pela tela, as convidadas conheceram o projeto da indiana Atitia Verghese. Na companhia da skatista profissional Lizzie Armanto, ela vem ensinando meninas a andarem de skate; mais ainda, colocando na prática questões como “perder o medo, correr riscos e descobrir novas habilidades”. Muita coisa acontece quando mais mulheres sobem no skate. A noite dedicada ao skate feminino no Alto Bomra, localizado no bairro paulistano do Bom Retiro, foi mais uma prova disso.
Além da première brasileira da campanha, o evento contou com aulas comandadas pela Associação Feminina de Skate (ASFK), em um espaço para as mulheres andarem à vontade (comprovando a diversão do horário feminino). Nas oficinas de ilustração com Melissa Baltazar e de grafitti com Mari Mats (que ensinou a mexer no spray sobre um tênis Sk8-Hi gigante), a chance de aprender novas técnicas de arte. Além disso, uma exposição coletiva deu ainda mais cara e personalidade ao skate feminino brasileiro: Dora Varella e Yndiara Asp, nomes fortes da nova geração, estamparam as fotos de Carine Wallauer e inspiraram os desenhos de Melissa Baltazar. Sem contar que andaram muito com as convidadas e deram um incentivo a mais para quem quer experimentar ficar sobre rodas. Nas palavras de Yndi: “O skate é meu porto seguro. Se estou com ele, sei que estou bem. Saio na maior velocidade, uso para me proteger. É meio de transporte, diversão e trabalho”.
_Expo: ao lado da pista, uma série de obras criadas pela fotógrafa Carine Wallauer e a ilustradora Melissa Baltazar foi exposta em andaimes. O ponto de partida foi criar coletivamente algo novo a partir do skate: Dora Varella e Yndiara Asp entraram com manobras, leveza e agilidade em um ensaio realizado no Velódromo da USP. Sobre as fotos de Carine, Melissa riscou silhuetas femininas, traduzindo em desenho o que sente sobre amizade feminina e companheirismo. A sequência completa de fotos pode ser vista na matéria anterior da Vista, que inclui também entrevistas com a dupla de skatistas. Já a sobreposição de foto e ilustração está na cobertura fotográfica realizada por Emelyn Cruz – e deve ser exposta novamente em breve.
vista.art.br/dora-varella-yndiara-asp/
_Música: para embalar as aulas de skate, a DJ Lu Riot montou um set baseado na cultura da rua. Entre suas escolhas, muita referência aos anos 90 e às próprias memórias de campeonatos que ela costumava frequentar na adolescência. Sua parceira no coletivo musical Dedo de Moça, a também DJ Ju Salty, foi responsável pela trilha do outro vídeo transmitido às convidadas, dirigido por Carine Wallauer, com Dora e Yndy. A ideia foi mixar fragmentos criados por bandas exclusivamente femininas, que lembram que mulheres sobre skates aumentam o tom da voz coletiva.
_Aulas: o projeto da Vans para mulheres segue depois do evento Girls Night Skate com aulas gratuitas para mulheres, sob coordenação das professoras da ASFK. Anote: todas as segunda-feiras, às 20h30min, o horário é feminino no Largo da Batata, em São Paulo. Skates, capacetes e outros equipamentos estarão à disposição, basta chegar.
Texto: Raquel Chamis
Fotos: Emelyn Cruz & Marina Nacamuli